Movimento empresa Júnior

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França em 1967, possuindo como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas. Na década de 80 o modelo francês consolidou-se e começou a se difundir intencionalmente, chegando à Suiça, Bélgica, Espanha, EUA e também Brasil.

Em nosso país o movimento chega em 1988, através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em pouco tempo o Movimento se espalhou por todo o país e forma expressiva, devido aos preços acessíveis, qualidade dos serviços prestados e a oportunidade de desenvolvimento pessoal que as empresas juniores proporcionam.

Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tato que em 1988 a 1995, em sete anos, portanto, surgiram 100 empresas, número que foi atingido no país de origem somente em 19 anos, entre 1967 e 1986. Atualmente, depois de vinte e um ano no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 5.000 universitários espalhados em cerca de 300 empresas juniores e realizando ais de 2.000 projetos por ano – Fonte: Censo e Identidade Brasil Júnior 2012.

Objetivos do MEJ

Conhecimento

Proporcionar ao estudante aplicação prática de conhecimentos teóricos relativos à área de formação profissional específica;

Análise Crítica

Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno;

Empreendedorismo

Intensificar o relacionamento Empresa/ Escola

Mercado de Trabalho

Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado, colocando-os em contato com direto com o seu mercado de trabalho

Qualidade

Contribuir com a sociedade, através de prestação de serviços, proporcionando ao micro, pequeno e médio empresário um trabalho de qualidade a preços acessíveis

Valorização Acadêmica

Valorizar a instituição de ensino como um todo no mercado de trabalho

FEJEPAR

A Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná, assim como as empresa juniores, é uma associação civil sem fins lucrativos, sendo que esta é o órgão central do Paraná que representa e regulamenta as Empresas Juniores Federadas do estado. É importante dizer também que esta federação é confederada ao órgão máximo nacional do Movimento Empresa Júnior, Brasil Júnior e atua desde 1996.

A FEJEPAR oficializa e preza pela qualidade das Empresas Juniores do Estado através da filiação de Empresas Juniores à instituição, auxilia na criação e desenvolvimento das mesmas, defende o Conceito Empresa Júnior, e é responsável por fornecer meios para que as empresas juniores paranaenses possam desenvolver seus colaboradores e realizar seus projetos com sucesso e padrão de qualidade, ajudando o Movimento Empresa Júnior do estado a cumprir seu papel social.

Brasil Júnior

Criada em julho de 2003, a Brasil Júnior tem como finalidade representar as empresas juniores em nível nacional, assim como realizar ações para o desenvolvimento destas, através de parcerias com entidades nacionais e de projetos específicos destinados às federações e empresas juniores. Ela é hoje formada por 12 federações, representando 11 estados e o distrito federal. A Brasil Júnior, é o órgão máximo regulador do movimento empresa júnior, atuando para garantir uma cultura de qualidade e de padrão estrutural mínimo Às empresas juniores. Isso vem ocorrendo através do incentivo aos comitês estaduais de qualidade e à formulação de documentos que explicam às EJs como deve ser sua estrutura de funcionamento e de gestão.

Outra característica forte da Brasil Brasil Júnior é seu trabalho para a integração das empresas juniores e das federações. Acreditando que é possível obter grande crescimento e desenvolvimento através da troca de informações, tecnologias e melhores práticas, são realizados programas com este fim tornando o movimento mais coeso e dinâmico. Com esta atuação da Brasil Brasil Júnior, é esperado que os serviços oferecidos pelas empresar juniores tenham sempre uma forte preocupação com a qualidade, e que estejam sempre propondo soluções aos interessados.

Informações

Dúvidas? Entre em com contato conosco para mais informações!

Orçamento

Está planejando iniciar um projeto? Solicite um orçamento sem compromisso!