Patologias – Trincas, rachaduras e infiltrações

  • 04/01/2016

         Patologia significa “estudo da doença”. Na construção civil, pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. De uma forma geral, existem dois tipos de patologias: estruturais e de materiais de construção.

a

                O primeiro tipo se dá em elementos da estrutura do edifício, como vigas,  pilares e, eventualmente, em tirantes e escoras. Geralmente é notada por aparecer fissuras nos elementos, podendo, ainda, ter a presença de uma  coloração avermelhada no mesmo – indicando corrosão da armadura – ou manchas brancas na superfície dos elementos – que surgem por diversos  motivos como qualidade do material, má execução, uso indevido da estrutura,  recalques diferencias nas fundações, etc. As patologias citadas são as  consideradas mais urgentes pois podem apresentar risco grave e imediato  para os moradores.

          Já a patologia nos materiais de construção pode ocorrer nas paredes de vedação, telhas, pintura, argamassas dbe revestimento, etc. Essas patologias são responsáveis pelo surgimento de manchas, infiltrações de água, desplacamentos entre outros. São consideradas menos graves, porém diminuem a vida útil do elemento e geram gastos excessivos na manutenção, desvalorizam o ambiente e podem causar doenças. Essas últimas são as mais comuns e geralmente são causadas por má execução ou defeitos de projeto da edificação.

            A TCP oferece serviço para os dois tipos de patologias, em ambos os casos nós entramos com o serviço de identificação e caracterização dasmesmas, ou seja, montamos um laudo técnico com as patologias e suas possíveis causas, baseando-se na situação do edifício, e as possíveis soluções, norteando para o cliente quais medidas podem ser tomadas para solucionar o problema. Além disso, indicamos empresas especializadas para solucionar a patologia identificada.

               Se você identificou algumas dessas patologias citadas, entre em contato conosco para um orçamento e diagnosticar as possíveis soluções.

d

Comments are closed.