Englobe – Projete seu Mundo – O primeiro evento para as Engenharias de Londrina

  • 04/01/2016

     No mercado de trabalho atual as inovações e avanços em tecnologia são constantes. Consequentemente, encontramos profissional dos mais variados tipos, com diferentes níveis de instrução e especialização e que focam suas atividades diárias apenas nos processos de gerenciamento a que estão ligados, tornando-se assim cada vez mais limitados a sua área de atuação e imperceptíveis em seu entorno; em que um conjunto de profissionais e processos que estão envolvidos com o seu trabalho.

      Além dessa escassez de profissionais qualificados em diversas áreas de conhecimento, podemos notar que a interação e envolvimento de diferentes profissionais atuantes em um mesmo projeto ainda é fraca, e que esta situação é muito comum e aplicável aos profissionais das diferentes engenharias quando atuantes em conjunto.

       O não intercâmbio do conhecimento entre as áreas leva a uma perca da qualidade de projetos, uma minimização do desenvolvimento profissional, a processos repetitivos que poderiam levar menos tempo, e dificuldades no desenvolvimento de um trabalho que poderia ser facilitado se esta conexão de fato existisse.

      Muito desse processo de individualização do trabalho ou não compartilhamento de experiências já provém desde a formação destes profissionais, que muitas vezes são focados apenas ao seu trabalho e que priorizam a teoria ao invés de demonstrar em que situações estas são aplicadas.

    Partindo dessa falha no envolvimento de profissionais e compartilhamento de conhecimento e processos surgiu o ENGLOBE que teve como objetivo restaurar a interação das engenharias de forma inovadora; assim, o evento veio com o slogan “Projete seu Mundo” para alertar sobre a importância de reconhecer que devemos nos inserir em um contexto e trabalhar em equipe para a melhor realização de mudanças e transformação do mundo.

      O evento é de criação da TCP Engenharia Civil e é voltado para os estudantes de todas as engenharias de Londrina, espalhadas nas 6 universidades diferentes da cidade. Sendo assim, visou capacitar e desenvolver o potencial dos futuros engenheiros de tal forma que estes estejam preparados a inserção no mercado a para implementar mudanças inovadoras na sociedade, e metodologias que só a engenharia trabalhando em conjunto é capaz de ofertar.

      O ENGLOBE ocorreu no dia 21 de novembro de 2015, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB-UEL) com início pela manhã e programação de 12 horas se estendendo durante todo o dia. O evento contou com palestras e workshops em que o próprio congressista podia escolher sua programação. Com um investimento de R$ 25,00 o congressista tinha direito de participar de todo o conteúdo do evento.

       O Evento foi o primeiro de criação própria de nossa Empresa Junior, e realizado integralmente por ela. Com 200 congressistas de 5 Universidades diferentes, assistindo a 12 horas de programação e com a missão cumprida de promover a integração entre os cursos, já foi considerado um sucesso! E a boa notícia é: o ENGLOBE terá novas edições todos os anos! Então fique ligado na nossa página do evento: facebook.com/englobe.evento; e no site de nossa EJ (tcpengenhariacivil.com.br ou facebook.com/tcpcivil) para saber mais das próximas edições!

12363130_1088598231185466_8192823310812794284_o

12291905_1685158351754505_7231113024690245333_o

Comments are closed.