O que é Planejamento Estratégico e por que houve revisão dele dentro da TCP?

  • 14/07/2014

 

No começo deste ano, aconteceu o Planejamento Estratégico da TCP Engenharia Civil. Na semana passada, nos dias 10 e 11 de Julho, houve a revisão do mesmo. Mas afinal, o que é Planejamento Estratégico e por que ele é tão importante?

Há várias definições de Planejamento Estratégico. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (ou SEBRAE) resume como:

O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa.

 

De certa forma, é o processo de auto-analise sob vários ângulos, norteando rumos paraum determinado período de tempo, de forma que este direcionamento possa ser convertido em ações concretas focadas a levar essa organização para  um patamar desejado e pré-determinado.

Esse processo gerencial amplamente utilizado no âmbito empresarial  diz respeito a formulação de objetivos levando em contas fatores internos e externos à empresa e a evolução esperada. Aqui, se elabora a estratégia, que prevê o futuro da empresa à longo prazo. De certa forma, consiste em definir o que deve ser feito e como ser feito. Em geral, a complexidade do plano pode variar, dependendo da abrangência do mesmo e do período de tempo que ele irá guiar a organização – não esquecendo que o mesmo é intrínseco à Visão, Missão e Valores da empresa.

Existem diversos estudos à respeito do assunto – inclusive formas e recomendações de como deve ser elaborado a estratégia da empresa. Após feita esta etapa, resta executá-la e monitorá-la – afinal, de nada serve a estratégia se ela não será seguida. E é exatamente por isso que a TCP realiza, semestralmente, a Revisão do Planejamento Estratégico.

Como mencionado anteriormente, a TCP realizou, no começo deste ano, um Planejamento Estratégico de 2 anos utilizando ferramentas adquiridas através de treinamentos e utilizadas em grandes empresas, na qual neste mês foi realizada a sua primeira revisão. Além de introduzindo atualizações e modificações que permitiram a empresa a adequar à nova realidade e ao ganho de experiência, ela também permite que os membros relembrem dos objetivos e metas traçadas pela TCP, além de treinar os membros na comunicação, pensamento sistêmico e trabalho em equipe.

Visando o fortalecimento da cultura empresarial, são experiências como essa que tornam únicas a vivência de uma Empresa Júnior.

Comments are closed.