Soundscraper: a torre que transforma poluição sonora em energia

  • 19/04/2013

A torre proposta por designers franceses – Julien Bourgeois, Olivier Colliez, Savinien de Pizzol, Cédric Dounval e Romain Grouselle – a Soundscraper, é capaz de aproveitar a poluição sonora das grandes cidades para gerar energia elétrica suficiente para abastecer um décimo da iluminação pública de uma cidade com o porte de Los Angeles.

Esta ideia foi uma das desenvolvidas para o concurso elaborado pela revista norte-americana eVolo Magazine, que incentiva que seus participantes pensassem em edifícios do futuro.

A Soundscraper captaria os ruídos urbanos dependendo da intensidade e da direção do som através de sua fachada, que seria envolvida por uma espécie de “cílios” que seriam os sensores de som. Este sistema seria capaz de captar espectros de frequência, do trânsito, de obras e até mesmo de aviões, reconhecendo tudo isto como uma grande fonte de energia e transformando-a em eletricidade.

Segundo os criadores do projeto, acredita-se que a energia produzida por uma única torre seria capaz de supri 10% da demanda da iluminação pública de Los Angeles, o equivalente a 150 MW / h. Além disso, este sistema de energia renovável contribui para a diminuição da emissão de CO2.

Fonte: Exame

Comments are closed.